top of page

Colônia Anchieta

Como é possível deduzir, o nome do nosso GT faz referência a um pioneiro da educação no Brasil, o padre jesuíta José de Anchieta, que, junto com o padre Manuel da Nóbrega, foi responsável pela instauração de alguns dos primeiros colégios na então colônia portuguesa da América, dedicando-se à catequização de povos nativos e ao desenvolvimento da cultura humanista em terras brasileiras.

O nosso grupo é formado por graduandos do curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que integra o campus universitário “Professor Alberto Carvalho”, situado na cidade de Itabaiana, no agreste de Sergipe.  Por meio deste website, compartilhamos com vocês o resultado do nosso trabalho sobre a produção jesuítica do período colonial.

Contamos com a sua interação!

GRUPO DE TRABALHO

NOSSAS PRODUÇÕES

Nesta seção você encontra os links para acessar os nossas playlists sobre a produção jesuítica e sua contribuição à formação cultural brasileira. Mais especificamente, disponibilizamos uma sequência de vídeos sobre o padre José de Anchieta e seu protagonismo na missão civilizatória jesuítica estabelecida no Brasil, nos primórdios da ação colonial portuguesa; além de um vídeo contendo a nossa performance poética de um recorte do antológico "Sermão de Santo António aos Peixes", do padre Antônio Vieira. 

Leaf Pattern Design

A obra literária do Padre Anchieta e sua contribuição à ação colonial portuguesa

1

INTRODUÇÃO À OBRA DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA

Neste vídeo apresentamos a playlist "José de anchieta e seu protagonismo na missão civilizatória jesuítica nos primórdios do Brasil colônia".

2

BIOGRAFIA DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA

Disponibilizamos, aqui, informações relevantes sobre a vida do missionário jesuíta Pe. José de Anchieta e seu protagonismo na missão civilizatória que se estabeleceu no Brasil, nos primórdios da ação colonial portuguesa.

3

A PRODUÇÃO LITERÁRIA DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA: CONTEXTO DE PRODUÇÃO

  Aqui, apresentamos uma breve exposição sobre o contexto de produção da obra poética em língua vernácula do padre jesuíta José de Anchieta.

4

CARTA DE ANCHIETA AO PADRE GERAL

Aqui, tratamos, brevemente, de um documento de essencial valor histórico, produzido pelo padre José de Anchieta em 1560, quando o jesuíta tinha 26 anos e se encontrava em plena atividade missionária, auxiliando o padre Manuel da Nóbrega em sua atividade catequética na vila de São Vicente, atualmente, um município do estado de São Paulo.

5

A POESIA DE JOSÉ DE ANCHIETA: COMENTÁRIO ANALÍTICO-INTERPRETATIVO DO POEMA "À SANTA INÊS"

Neste vídeo, comentamos um dos mais conhecidos poemas do Padre José Anchieta, o vilancete intitulado “À Santa Inês”, escrito quando da chegada ao Brasil da primeira imagem da virgem e mártir de mesmo nome.  

A obra sacra do Padre Antônio Vieira:"Sermão de Santo Antônio aos peixes"(Performance poética da obra)

Neste vídeo, apresentamos uma leitura dramatizada de um recorte do "Sermão de Santo Antônio aos Peixes", do padre jesuíta Antônio Vieira.

  • Youtube

©2023 Vera Cruz

bottom of page